DATA: 25 de setembro de 2024
HORÁRIO: 10H ÀS 16H30
Inscrição Grátis, com direito à material didático digital e certificado de capacitação.
Público-alvo: Profissionais ou estudantes da área de Saúde, da área Social, Terapeuta Ocupacional, Pedagogo e também a pessoa de apoio/auxilia a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.
Com Intérpretes de LIBRAS.
INSCRIÇÃO Grátis clique no link abaixo:
https://www.sympla.com.br/1-oficina-sobre-inclusao—osasco__2612172I
PROGRAMAÇÃO
9H30 Entrada
10H Abertura com o Dirigente do CIAM
PALESTRAS
- Dificuldades, dores e direitos das famílias e assistidos – Palestrante: Maíra de Fátima Santos Rocha – psicossocial
- Projeto Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Dispositivos de Papelão – Palestrantes: Jaqueline Bober , fisioterapeuta e Erlan Maia, artista plástico
PERÍODO DA TARDE
- Transtornos do Neurodesenvolvimento – Palestrante: Ligia Calandro – Pedagoga especialista em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade
- A importância da atividade física para crianças Atípicas – Palestrante convidado: Ronê Paiano – Professor Doutor em distúrbios do desenvolvimento da Universidade Mackenzie
SOBRE A CADEIRINHA
Imagem de 1 cadeira verde e outras partes em montagem sobre a mesa do ateliê e 3 cadeiras de papelão nas cores: verde e vermelha no piso, uma iniciativa CIAM.
SOBRE OS PALESTRANTES
ERLAN MAIA – Artista Plástico do CIAM. Confeccionador do projeto da Cadeira de Papelão (Projeto Tecnologia Assistiva de Baixo Custo: Dispositivos de Papelão para Pessoa com Deficiência Intelectual). Atuou como educador de artes em diversas escolas e como Instrutor técnico de Artes.
JAQUELINE BOBER – Fisioterapeuta com pós e especialização em Fisioterapia Pediátrica e nas Disfunções Neurológicas na Criança, no Adulto e Idoso. Especialista na reabilitação de pessoas com deficiência como Síndrome de Down/T21, Paralisia Cerebral, indivíduos acometidos por AVE, Parkinson, lesão medular, doenças neuromusculares, degenerativas, dentre outras patologias que acometam o sistema nervoso.
LIGIA CALANDRO MENDES – Pedagoga e pós-graduada em Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia, há mais de 19 anos de experiência em escolas particulares tendo atuado como titular e assistente de diversas turmas da educação infantil e ensino fundamental 1. Ministrando palestras e cursos para pais e professores sobre Psicomotricidade, Jogos Cooperativos, transtornos do Neurodesenvolvimento e desenvolvimento humano. Assessorando na elaboração e aplicação de atividades para alunos com dificuldade de aprendizagem, em atendimentos particulares ou nas escolas. Coordenando a equipe técnica de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicopedagogas, Musicoterapeuta e pedagogos. Atuando na intervenção de avaliações e estudos de casos de crianças Atípicas, de espaços não escolares. Experiência no desenvolvimento e prática de jogos cooperativos tanto na perspectiva do desenvolvimento psicomotor quanto de habilidades socioemocionais.
MAIRA DE FÁTIMA SANTOS ROCHA – Graduação em Serviço Social – Bacharel Pós-graduação – Lato Sensu em Serviço Social e Saúde. Carreira desenvolvida na área de Serviço Social, com o objetivo de atuar em serviço de média e alta complexidade social, visando à garantia de direitos dos usuários dos serviços. Forte atuação em trabalhos sociais, escutas qualificadas com crianças, adolescentes e as famílias, com visitas domiciliares e articulação com os equipamentos envolvidos ao tema, tais como: Vara da Infância e da juventude, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), bem como tenho experiência com crianças e adolescentes com deficiência intelectual, legíveis e ilegíveis, com diferentes síndromes atípicas.
RONÊ PAIANO – graduação em Educação Física pela Universidade do ABC(1986) e Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (1998) e Doutorado em Distúrbio do Desenvolvimento (2019). Vasta experiência na Educação Física Escolar tendo atuado como professor e Coordenador da área de Educação Física e Esporte do Colégio Presbiteriano Mackenzie-Tamboré (1987 a 2005). Desde 2000 é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie ministrando aulas nos Cursos de Educação Física (2000 a 2016) e Pedagogia (2006 até o momento). No Curso de Educação Física da UPM, exerceu a função de Chefe de Departamento (2000 a 2004) e Coordenador do Curso, (março de 2009 a julho de 2017) além de ministrar aulas, participar de projetos de pesquisa e orientar trabalhos de PIBIC/PIVIC e de conclusão de curso. No Curso de Pedagogia da UPM elaborou material didático para disciplina EAD (conteudista/autor) e tem atuado tanto em componentes curriculares do ensino presencial (desde 2006) quanto do EAD (desde 2018). Desde 2020 é Professor do Curso de Educação Física da Faculdade das Américas – FAM. Atualmente é integrante do Núcleo Docente Estruturante FAM /Colegiado de Curso UPM.
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO ACESSÍVEL: Tudo Sobre Inclusão
APRESENTAÇÃO: CIAM
APOIO: Prefeitura Municipal de Osasco
SOBRE A ACESSIBILIDADE TEATRO GLÓRIA GIGLIO
- Possui 460 poltronas, local para Pessoas com cadeira de roda e baixa mobilidade em 2 setores e 4 poltronas destinadas as pessoas obesas.
- Banheiro adaptados, trocador de bebê e bebedouro.
- Estacionamento com 4 vagas privativas gratuitas PcD/60+.
- Comunicação acessível com intérpretes de Libras.
- Dúvidas, parcerias e informações, por e-mail: contato@tudosobreinclusao.com
SOBRE O CIAM
A fundação do Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM), conta com uma equipe multidisciplinar, beneficiam mais de 300 famílias na Grande São Paulo desde o acolhimento de bebês prematuros até jovens, acompanhando todo o desenvolvimento infanto-juvenil e estendendo apoio às famílias. Tem como objetivo, o apoio multidisciplinar para garantir a plena integração de nossos atendidos e seus familiares na sociedade.
Para isso, realiza atendimento social que promove o bem-estar, através de ações de inclusão, avaliações socioeconômicas e programas governamentais. Também oferecem ajuda sobre serviços públicos, saúde, educação, transporte e direitos das pessoas com deficiência. O Serviço Social realiza plantões para avaliação, acolhimento, orientações, escuta qualificada e visitas domiciliares, sempre focando na inclusão e no bem-estar dos assistidos.
Saiba mais: www.ciam.org.br