Esta é a primeira edição que acontece no Brasil, na América Latina e no Sul Global.
- A programação contempla debates, workshops e inovações para a independência, inclusão e acessibilidade de pessoas cegas e com baixa visão
– O Brasil recebe pela primeira vez o 11° Encontro Mundial da Deficiência Visual (World Blindness Summit), que acontece até 5 de setembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A edição deste ano marca também a estreia da América Latina e do Sul Global como sedes da iniciativa. São esperados cerca de 1500 participantes de 190 países.
Organizado pela União Mundial de Cegos (UMC) e pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o encontro tem como missão promover a inclusão, autonomia, acessibilidade e igualdade para pessoas com deficiência visual em escala global.
A cerimônia de abertura, na segunda-feira, contou com a participação de Anna Paula Feminella, Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo de São Paulo; e Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da cidade de São Paulo, além de representantes dos organizadores: Beto Pereira, presidente da ONCB; José Antônio Ferreira Freire, presidente do CPB; Marc Workman, CEO, e Martine Abel-Williamson, presidente da UMC.
Durante a semana, a programação do Encontro Mundial da Deficiência Visual inclui discussões e workshops, com realização de Congresso Técnico-Científico, com debates de especialistas sobre educação, saúde, envelhecimento, mobilidade urbana, emergências humanitárias, inovação tecnológica e os impactos da deficiência visual na infância e adolescência; Feira Internacional de Tecnologia Assistiva, com exposição de produtos, serviços e soluções voltados para independência e qualidade de vida de pessoas cegas ou com baixa visão; World Blindness Summit Connection, com workshops de dança, xadrez, takkyu volley, entre outras experiências.
A Conferência encerra com a Assembleia Geral da UMC, com eleições e definição de diretrizes globais para os próximos quatro anos.
O evento conta com parcerias importantes, incluindo apoio do governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e do governo do estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além da Fundação Dorina Nowill para Cegos, da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, e grupo social Once. A iniciativa deste ano tem ainda como patrocinadores: Google, Meta, Mastercard, 3 Corações, Sociedade Bíblica do Brasil, Uninove, Capemisa Seguradora, Associação Fernanda Bianchini, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, FOAL (Fundação Once América Latina) e Governo da Espanha.
Para acompanhar asprincipais informações sobre o Encontro Mundial, basta acessar as redes sociais da ONCB: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn. Além disso, o evento será transmitido pelo canal oficial ONCB na Rede, no YouTube, e pelo canal 533 da Claro TV. Será possível acompanhar também pela Rádio ONCB, em português e inglês, diretamente no site oficial da instituição ou pelo celular (aplicativo disponível para sistemas Android e iOS).
Programação:
- 1º de setembro: Cerimônia de abertura
- 2 e 3 de setembro: Congresso Técnico-Científico – 9h às 18h
- 4 e 5 de setembro: World Blindness Summit Connection – 9h às 18h
- 4 e 5 de setembro: Assembleia Geral da UMC
A programação completa está em https://mundialdadeficienciavisual.com.br/
Informações de Camila Vech para o site Tudo sobre Inclusão

