Festival Multicultural em Oz

Cartaz com fundo colorido. Texto: Conhecimentos entrelaçados, Festival Multicultural em Oz. Logo do Festival e do ODS 17 e 12. Foto da Tetê Romão e Jani Silva. Programação: 31 de agosto, sábado. Local: CEU das Artes 1º de Maio, Rua Nelson Mandela, sem número, Osasco, SP. Inscrição para as atividades por ordem de chegada. Início às 9h30 até às 16h20: Abertura com palestra Mulheres e Capítulos Históricos, Oficinas de acessórios moda afro, bijuteria, de laço, fuxico acessório para cabelo e de absorvente ecológico. Roda de bordado e de arranjos produtivos locais, desfile afro e encerramento com apresentação de dança. Agradecemos por esse momento cultural, criativo! Perguntas, sugestões, parceria, cocriação de propostas: e-mail festivalmulticultura1@gmail.com No rodapé logos dos apoiadores do evento.

O Festival Multicultural em OZ promoverá Arte, Cultura e Empreendedorismo Feminino

No dia 31 de agosto de 2024, das 9h30h às 16h20, o CEU das artes 1º de Maio em Osasco/SP será palco do Festival Multicultural em OZ; um evento vibrante que celebra a diversidade cultural e o talento das artesãs empreendedoras da Economia Solidária e da Economia Criativa. Com uma programação inclusiva, o festival oferece ao público a oportunidade de participar de oficinas mediadas por profissionais das diversas expressões manuais e de conceitos ocupacionais produtivos.

O Projeto idealizado por Terezinha Romão; empreendedora de moda sustentável e Janiléia Silva; empreendedora e orientadora de projetos sociais unifica os “conhecimentos entrelaçados” ao logo dos anos dessa parceria e abraça outras “Mulheres Multipotenciais da Nova Era” para somar nesse contexto de ativos econômicos emancipatórios emocionais. Será uma vitrine de oportunidades ao juntarem o 1º, 2º e 3º setores no mesmo dia e no mesmo espaço. O evento contará com a dedicação e o capricho da produtora cultural Cristiane Mayworm da TIC – Tudo Sobre Inclusão responsável pelo plano de acessibilidade. Terá fotógrafo, intérprete de Libras, monitoras para orientações e acolhida ao público. Teremos cozinha afetiva de um cardápio de Vó que cuidará da segurança alimentar e nutricional de toda a turma envolvida no Projeto.

A programação começa com uma palestra sobre “Mulheres e Capítulos Históricos”. Seguindo com as oficinas diversas: acessórios de moda afro, laço, fuxico, bijuteria, demonstração da produção de absorventes ecológicos, roda de bordado e conversa sobre arranjos produtivos locais. Ao final de cada oficina o/a participante receberá um mimo de autocuidado e bem-estar emocional. O encerramento do festival será marcado por um desfile de moda afro e em seguida de um workshop de dança. Às 16h30 terá a exibição do curta-metragem “Mulher, Mâe e Artista” com direção e roteiro de Bruna Walery, que revela a forçaestética e política da mulher, mãe solo e artista dasperiferias em busca da realização pessoal e em ser e semanter sendo protagonista no mundo da arte.

Dia 31 de agosto é comemorado o dia do Samba Rock que é Patrimônio Cultural Imaterial de São Paulo. O Jackson do Pandeiro, foi um cantor, compositor e instrumentista brasileiro tido como um dos maiores ritmistas da música popular e citou pela primeira vez o termo: Samba rock. O ritmo dos bailes das comunidades de população negra que aconteciam nas periferias da cidade de São Paulo no início dos anos 60, referência da cultura paulistana.

A programação tem entrada totalmente gratuita e as inscrições para as oficinas serão realizadas por ordem de chegada, garantindo o acesso democrático à aprendizagem e ao compartilhamento de saberes.

Este festival é uma iniciativa que reforça a importância da arte e da cultura como pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e valorizada.

Local do Festival: Rua Nelson Mandela, S/N – Jardim Primeiro de Maio, Osasco/SP. O local é acessível, inclusivo e com intérpretes de Libras. Tem estacionamento gratuito no local. Ao lado do CEU das ARTES 1º de Maio tem um terminal de ônibus circular para o centro da cidade de Osasco e outras regiões.

Participem deste evento que celebra a diversidade cultural de marcas autorais. Trabalhamos por uma sociedade solidária e justa!

O Festival Multicultural em OZ é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal, do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Osasco e do Instituto Morgan.

Agradecemos por esse momento cultural, criativo! Perguntas, sugestões, parceria, cocriação de propostas para o e-mail: festivalmulticultura1@gmail.com

Texto alternativo do cartaz: #paratodosverem Cartaz com fundo colorido. Texto: Conhecimentos entrelaçados, Festival Multicultural em Oz. Logo do Festival e do ODS 17 e 12. Foto da Tetê Romão e Jani Silva. Programação: 31 de agosto, sábado. Local: CEU das Artes 1º de Maio, Rua Nelson Mandela, sem número, Osasco, SP. Inscrição para as atividades por ordem de chegada. Início às 9h30 até às 16h20: Abertura com palestra Mulheres e Capítulos Históricos, Oficinas de acessórios moda afro, bijuteria, de laço, fuxico acessório para cabelo e de absorvente ecológico. Roda de bordado e de arranjos produtivos locais, desfile afro e encerramento com apresentação de dança. Agradecemos por esse momento cultural, criativo! Perguntas, sugestões, parceria, cocriação de propostas: e-mail festivalmulticultura1@gmail.com No rodapé logos oficiais do projeto.

Artigo: Cristiane Mayworm, produtora de eventos acessíveis e inclusivos da Tudo Sobre Inclusão Consultoria. Informações e dúvidas: contato@tudosobreinclusao.com